Blog Produção Jr.

CASE DE SUCESSO DE PESQUISA OPERACIONAL PARA UMA FINTECH

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Case de Pesquisa Operacional
Você verá neste artigo:

CASE DE SUCESSO DE PESQUISA OPERACIONAL PARA UMA FINTECH

A junção do financeiro com a tecnologia fez com que muitas empresas surgissem com o intuito de trazer inovação e otimização em processos financeiros.

Esse é o objetivo de muitas fintechs que existem atualmente, e a pesquisa operacional pode ser uma forma de atingir isso.

Deste modo, a fintech alemã em questão visa, através de soluções rápidas e acessíveis, facilitar o crescimento de pequenos negócios. A fim de  diminuir a burocracia para a realização de pagamentos móveis, inclusive a antecipação de recebimentos para clientes.

Abaixo, falaremos sobre um projeto de pesquisa operacional que reduziu já no primeiro mês de implantação quase 15% dos custos do processo. Quer saber mais sobre Pesquisa Operacional? Leia nosso artigo sobre esse como utilizar-se dessa ferramenta poderosa. 

Quando começaram a ocorrer os problemas e quais foram eles?

A empresa contata suas adquirentes parceiras responsáveis pelas transações financeiras, e precisa pagar uma taxa a elas para adiantar os recebíveis que são demandados pelos seus clientes. 

Entretanto, para fazer isso, a fintech precisa realizar uma escolha inteligente das operações de antecipações que deve realizar e de quais adquirentes essas ações irão vir.

A fintech não possuía uma agenda de antecipação inteligente e “saudável” de modo a obter os melhores resultados. Levando em consideração que as taxas pagas aos adquirentes aumentam conforme o tempo de vencimento. 

Além do fato de que é preciso ter cuidado para não queimar as operações com menores taxas. Logo, é notável que a administração das escolhas não estava ocorrendo da melhor maneira possível.

Quais eram os desafios do projeto?

Os desafios desse projeto foram diversos: 

  • Padronizar e otimizar todo o processo;
  • Minimizar o custo total da empresa em relação às transações que ela é responsável pelo pagamento de taxas;
  • Possibilitar decisões mais assertivas sobre quais transações realizar em determinados dias;
  • Garantir um planejamento a longo prazo, possibilitando melhores resultados.

Como esses desafios se transformaram em objetivos do projeto?

A Produção Jr, portanto, visando auxiliar a fintech a melhorar seu desempenho, realizou uma Pesquisa Operacional que, através de modelos matemáticos, modela a situação e possibilita encontrar uma solução adequada e otimizada para os desafios citados acima. 

A modelagem feita por meio de programação inteira mista, garantiu que fosse possível realizar várias simulações e determinar quais transações devem ser feitas a cada dia, guiando a empresa para decisões que minimizem seus custos.

Entregáveis do Projeto

Modelo matemático de Pesquisa Operacional 

Utilizando como variáveis as quantidades de dinheiro antecipadas de cada adquirente parceira. Além de ter como parâmetros os valores disponíveis nas agendas dessas adquirentes e as taxas que seriam cobradas para realizar os adiantamentos.

Simulações feitas a partir do modelo matemático

O software GAMS foi usado para menores proporções e o software GUSEK para maiores proporções.

As simulações comparam os custos mensais das operações da fintech escolhidas manualmente com o modelo desenvolvido pela Produção Jr.

Ferramenta automatizada no Microsoft Excel 

Com atualizações diárias de informações pela fintech, a ferramenta calcula quais as melhores operações a serem feitas de modo a atender a demanda e obter o menor custo, levando em consideração o horizonte de planejamento estipulado.

Impacto alcançado

O impacto alcançado por meio dessa Pesquisa Operacional realizada pela Produção Jr foi surpreendente. As simulações utilizando a ferramenta de programação e o modelo matemático garantiram resultados extremamente positivos. 

Já no primeiro mês da aplicação da simulação, foi possível observar uma redução de 14,5% dos custos mensais em comparação com o método manual realizado pela fintech. 

Após o início oficial da utilização do modelo em um prazo de 3 meses, a empresa conseguiu reduzir de maneira expressiva seus custos, garantindo um melhor planejamento a longo prazo, e otimizando todo o processo de decisões de quais transações devem ser feitas. 

Uma Pesquisa Operacional pode ser exatamente o que seu negócio está precisando, buscando solucionar problemas através de otimizações.

Nós da Produção Jr podemos ajudar seu negócio a obter esse diferencial e melhorar seu desempenho como um todo. Entre em contato conosco para agendar um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!

Skip to content