Entenda o passo a passo de como abrir uma empresa
Abrir o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas. Você com certeza já se pegou pensando em algum momento em ter a própria empresa. No entanto, tornar esse sonho realidade exige muito esforço, e essa demanda de trabalho acaba fazendo com que simplesmente desista, muitas vezes por não saber nem por onde começar.
Dessa forma, com o objetivo de auxiliar você, futuro empreendedor, que está receoso em investir no seu negócio, ou até mesmo perdido em como iniciar essa caminhada, este artigo contém um simples passo a passo para ajudá-lo a tornar esse sonho realidade.
Você deve abrir um negócio? Com qual atividade quer trabalhar?
O primeiro passo é definir se possui um perfil empreendedor. Esse perfil apresenta características como visão empreendedora e estrategista, criatividade, capacidade de organização e inovação.
Dessa forma, se a resposta for positiva, é necessário escolher o tipo de negócio que você deseja trabalhar. É importante que seja uma área que você goste, pois assim será mais fácil se dedicar e encontrar motivação para enfrentar qualquer tipo de dificuldade que poderá surgir.
Trabalhar no setor alimentício te agradaria? Restaurantes, food trucks, sorveterias… Ou prefere passar seu tempo no computador? Investindo, por exemplo, em uma loja virtual. Ou então gostaria de trabalhar em um ambiente mais descontraído? Como em um spa ou em um salão de beleza. Essas são algumas sugestões dentre as inúmeras opções de negócio que você pode escolher.
Seu negócio é viável?
A resposta para essa pergunta será obtida após uma pesquisa completa sobre a área que você decidiu atuar no passo anterior. É fundamental que você conheça bem seus concorrentes, além de entender as necessidades que seus futuros clientes possuem, e saber o potencial de mercado do local que pretende atuar. Para compreender mais sobre como obter tais dados, clique aqui. Já para compreender mais sobre previsão de sua demanda, clique aqui.
Somado a isso, é necessário que você saiba quanto de dinheiro será preciso para concretizar esse sonho. E aqui vai uma dica: a melhor coisa é ter seu recurso próprio para montar seu negócio, pois é difícil envolver o banco atualmente, com taxas de juros tão altas. Vale também encontrar um sócio confiável que possa entrar com capital.
Em vista disso, o Plano de Negócios contempla todos os aspectos mencionados anteriormente, e é dividido em três grandes macros: Pesquisa de Mercado, Plano de Marketing e Plano Financeiro. Para entender melhor sobre esse tema clique aqui.
A primeira macro, Pesquisa de Mercado, definirá o perfil do cliente e suas necessidades, além de revelar as estratégias de seus concorrentes, e os possíveis fornecedores. Já o Plano de Marketing é aplicado para que o seu negócio cresça, pois ele atua como um marketing direcionado, auxiliando no aumento das vendas, além da captação de clientes. Por fim, no Plano Financeiro você terá claro o planejamento dos custos, o que inclui reserva financeira, tempo de retorno financeiro e lucro, gastos mensais, entre outros. Vale ressaltar que é importantíssimo separar finanças pessoais das finanças da empresa.
Está capacitado profissionalmente?
Nessa questão vale citar aquela frase “Conhecimento nunca é demais”. Visto isso, é importante que sejam realizados cursos de capacitação em diversas áreas como marketing e administração, já que você será o maior responsável pelas tomadas de decisão e pelo sucesso de sua empresa.
Além disso, nesses ambientes a chance de você conhecer pessoas que podem ser ótimas parceiras profissionais é altíssima, possibilitando o famoso “Networking”. Um bom exemplo de é o próprio Facebook, rede social utilizada no mundo inteiro, que foi criado por alunos de uma universidade.
Partindo para a ação!
Após todos esses passos, finalmente será possível colocar a mão na massa e tornar tudo real. Chegou o momento de registrar o negócio na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para isso, serão necessários alguns documentos que variam conforme o estado. Entretanto, os mais comuns são o Contrato Social e os documentos pessoais do titular ou dos sócios em caso de sociedade. Além disso, para a inscrição também serão necessários o Requerimento Padrão, FCN (Ficha de Cadastro Nacional) e o pagamento de taxas através de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Em seguida, com tudo isso feito, você, como proprietário, receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), o qual permite que a empresa obtenha seu CNPJ. Essa obtenção é feita exclusivamente pela internet no site da Receita Federal.
Se sua empresa for trabalhar com a produção de bens ou venda de mercadorias, é necessário o registro na Secretaria Estadual da Fazenda (Inscrição Estadual). Em contrapartida, se é relacionada a prestação de serviços, é necessário o registro na Prefeitura Municipal.
Vale lembrar que os alvarás do Corpo de Bombeiros e de Funcionamento também serão necessários, os quais deverão ser solicitados no Corpo de Bombeiros e na Prefeitura, respectivamente.
Por fim, você deve realizar o cadastro na Previdência Social, com prazo de 30 dias após o início das atividades, e o Aparato Fiscal.
Com todos esses procedimentos concluídos, você pode, finalmente, operar legalmente.
Que tal uma ajuda para abrir seu negócio?
Este artigo ajudou você a consolidar ainda mais seu desejo de se tornar um empreendedor? Gostaria de receber auxílio profissional? A Produção Jr irá lhe ajudar! Entre em contato conosco e peça já seu diagnóstico gratuito.