Blog

BSC: Aprenda em 6 Passos Como Implementar essa Ferramenta

Imagem ferramenta BSC

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

BSC: Aprenda em 6 Passos Como Implementar essa Ferramenta

Esse artigo irá te apresentar as respostas por meio da apresentação de uma ferramenta de gestão chamada BSC e focará em te ensinar como ela pode ser implementada em sua empresa.

Saber como gerir a sua empresa é a chave para o sucesso, pensando nessa linha é necessário serem feitos alguns questionamentos. A sua empresa possui um desempenho que te agrada? Existem métricas e indicadores que são claros para todos os colaboradores? Quais são os objetivos estratégicos da sua empresa? Existe um Mapa Estratégico na sua empresa?

Se ficou com dúvida ou não soube como responder alguma dessas perguntas, está no lugar certo!

BSC: Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão interna criada pelos americanos David Norton e Robert Kaplan em 1992 que avalia o sucesso do seu negócio com base em indicadores de desempenhos bem definidos. Um dos motivos de sua criação está relacionado ao aumento de complexidade dos empreendimentos nos últimos tempos.

Antigamente, muitos acreditavam que a perspectiva financeira era a mais importante para o crescimento do negócio, porém, essa ferramenta mostra que esse conceito já está ultrapassado e introduz mais 4 perspectivas essenciais: a financeira, a de mercado, a de processos internos e a de aprendizado.

  • Financeira

    Lucratividade, custos e receitas, faturamento. Quais os objetivos financeiros devemos seguir para satisfazer nossos acionistas? Leia mais sobre essa perspectiva no nosso artigo sobre fluxo de caixa.

  • De mercado

    Nicho, preço, funcionalidade. Quais necessidades devemos atender para satisfazer nossos clientes? Leia nossos artigos sobre nichos de mercado e pesquisa de mercado para entender mais sobre o assunto.

  • Dos processos internos

    Qualidade, serviços, inovação. Quais processos internos devemos realizar com excelência pensando em satisfazer nossos clientes e acionistas? Para entender mais sobre melhorias na qualidade leia nosso artigo sobre o método PDCA.

  • Aprendizado

    Engajamento, capacitação, produtividade. Quais aspectos sua empresa deve seguir para atingir suas metas e satisfazer nossos colaboradores? Se interessou pela ferramenta do BSC? Então leia mais sobre ela em nosso outro artigo com foco em sua definição acessando o seguinte link.

  1. Definição da Missão, Visão e Valores

Toda empresa deve ter bem definidos esses três conceitos, já que eles são fundamentais para o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico de sua empresa.

Resumidamente, a missão é o propósito, a visão declara onde a empresa quer chegar e os valores estão ligados com os princípios que guiarão esse caminho. Além disso, esses são essenciais para a definição dos objetivos estratégicos que precisam estar definidos para a implementação do BSC.

  1. Definição dos Objetivos Estratégicos

Objetivos estratégicos são as principais metas da sua empresa, e estão diretamente ligados à sua missão. Ou seja, são objetivos que estão relacionados com onde a empresa deseja chegar, e nesse caso, estamos falando novamente da visão.

Uma dica para definir esses objetivos é utilizar a metodologia SMART, que se resume em definir com base em uma meta específica, mensurável, alcançável, relevante e com um período de tempo bem determinado. Após definidos os objetivos estratégicos, pode-se ir para o próximo passo, a elaboração do Mapa Estratégico.

  1. Elaboração de um Mapa Estratégico

Um mapa estratégico nada mais é que a representação visual da estratégia elaborada pela sua empresa que tem como objetivo facilitar a compreensão da equipe e de seus colaboradores. Com os dois tópicos anteriores definidos a sua criação estará muito mais facilitada, e ele deve estar relacionado com as 4 perspectivas mencionadas no começo desse artigo, em que se baseia o BSC.

  1. Identificação das métricas estratégicas

O BSC trata-se de uma ferramenta guiada por métricas de desempenho, então é de suma importância que elas estejam bem definidas. As métricas nada mais são do que indicadores que servirão para mostrar como está a evolução desse programa e que possibilitarão uma avaliação periódica do desempenho. Assim, será possível identificar se o caminho e a velocidade seguidos estão coerentes e fazem sentido.

  1. Divulgação da ferramenta BSC para a empresa

A implementação do BSC está diretamente relacionada com a cultura organizacional da empresa, ou seja, se ela não estiver ciente do que se trata a ferramenta e quais são os seus objetivos, será quase impossível a sua inserção no meio. Por isso, apresente detalhadamente e de forma eficaz esse método para sua equipe e colaboradores, caso contrário, será quase impossível que a implementação seja bem sucedida.

  1. Acompanhamento da BSC

Por fim, talvez a etapa mais importante da implementação do BSC seja o acompanhamento dessa ferramenta, pois será nessa etapa que as melhorias dos processos serão identificadas, podendo gerar um aumento de produtividade e dos resultados.

Sendo assim, é de suma importância preparar gestores para realizar esse acompanhamento de forma efetiva. Eles precisam conhecer a ferramenta mais do que todos e estarem preparados para analisá-la, como também, para tirar dúvidas que surgirão da sua equipe e colaboradores.

Portanto, caso tenha se interessado pelas informações contidas nesse artigo, acredite que precisa desenvolver melhor e medir o desempenho de seus colaboradores, além de melhorar o planejamento estratégico de sua empresa, entre em contato com a Produção Jr e solicite seu diagnóstico gratuito.

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content