BSC: Como medir e impulsionar o desempenho de sua empresa
A sua empresa é uma organização de sucesso? Existe um planejamento estratégico claro para sua empresa? A partir de qual análise é definido o desempenho do seu negócio? Esse desempenho é mensurado através de indicadores? Se você se interessou ou não soube responder alguma dessas perguntas, esse artigo irá te ajudar a entender um pouco sobre essas questões por meio de uma ferramenta chamada BSC.
O que é BSC?
O BSC ou Balanced Scorecard é uma metodologia voltada para o gerenciamento estratégico. Esse método é utilizado para mensurar o desempenho e a evolução de empresas e, ao mesmo tempo, definir estratégias, através de indicadores, sem estar preso somente aos resultados financeiros. Além disso, trata-se de um conjunto de objetivos que proporciona uma visão rápida e abrangente da estratégia da empresa a todos os seus colaboradores.
Objetivos do BSC:
O BSC busca entender os objetivos de uma empresa e, a partir deles, desenvolver uma estratégia para construir métodos de execução. Neste sentido, o BSC atua como um modelo de avaliação organizacional. Assim, trata-se de uma ferramenta que mede os objetivos e resultados da empresa sem se basear apenas nos indicadores de faturamento e mercado, analisando também na evolução e crescimento empresarial. Ou seja, ele atua como um mecanismo que ajuda a empresa a se desenvolver para alcançar seus objetivos. Além disso, vale ressaltar que o Balanced Scorecard não ignora a existência de uma perspectiva financeira, mas ressalta que as outras perspectivas também se mostram tão importantes quanto essa.
Se desejar entender um pouco mais sobre a perspectiva financeira, leia nosso artigo sobre fluxo de caixa clicando no seguinte link.
As quatro Perspectivas do BSC:
Nessa mesma linha de raciocínio, o BSC apoia-se em quatro perspectivas estratégicas. As perspectivas Financeira, de Mercado, de Processos Internos e de Aprendizado.
Perspectiva Financeira:
A Perspectiva Financeira analisa as decisões tomadas em relação ao âmbito financeiro. Essa análise é feita a partir de indicadores financeiros, os quais evidenciam lucratividade, custos e receitas da empresa, e assim, diferenciam seus pontos fortes de seus pontos fracos. Ademais, a empresa deve traçar e implantar um plano de ação baseado em seus objetivos e metas, afim de melhorar tais indicadores financeiros. É importante também definir qual visão a empresa deseja passar para seus acionistas e julgar se isso está realmente acontecendo. Nessa perspectiva, o sucesso é medido pela lucratividade, pelo crescimento da empresa e pelo seu valor perante os acionistas.
Perspectiva de Mercado:
A Perspectiva de Mercado tem como fator decisivo o cliente. Ela busca entender qual o grau de satisfação de seus consumidores em relação à empresa. Para isso, deve-se definir estratégias atrativas ao seu mercado, como funcionalidade do produto, qualidade e preço, além de analisar sua relação com o cliente, sua imagem e reputação. Dessa forma, é importante dar atenção à proporção de vendas em relação ao número de clientes, ao percentual de clientes fixos e ao percentual de novos clientes. Para isso, você pode se aprofundar mais sobre o assunto Pesquisa de Mercado lendo nosso artigo!
Perspectiva de Processos Internos:
A Perspectiva de Processos Internos visa identificar os processos críticos e de maior impacto na empresa e transformá-los em processos de excelência. O objetivo dessa perspectiva é melhorar a qualidade dos processos internos assim como seu grau de inovação, para criar um efeito dominó de resultados positivos dentro da empresa. Os processos internos são como os sistemas do corpo humano, precisam ser de qualidade e estarem alinhados para que tudo funcione corretamente. Caso queira conhecer mais sobre melhorias na qualidade, entenda sobre o método PDCA.
Perspectiva de Aprendizado:
A Perspectiva do Aprendizado avalia a satisfação interna dos colaboradores de uma empresa e define estratégias para que esses sejam cada vez mais capazes e competente em suas tarefas. Para isso, deve-se analisar indicadores de motivação, engajamento, capacitação, produtividade, rotatividade e alinhamento dos colaboradores. Além disso, deve-se criar uma forma de reter conhecimentos importantes que os funcionários tenham sobre a empresa.
Componentes do BSC:
Mapa estratégico
É uma ferramenta de representação visual que descreve a estratégia da empresa e facilita a sua implementação. O mapa estratégico mostra como os objetivos da empresa estão associados a cada uma das 4 perspectivas. Ou seja, o BSC traduz esse mapa em ações fracionadas, facilitando o cumprimento de tarefas.
Objetivo estratégico
Os objetivos estratégicos são as aspirações da empresa. Eles consistem no que a empresa deseja consolidar, o que deve ser alcançado e o que é crítico para seu sucesso.
Metas
As metas definem o que deve ser buscado para conquistar os objetivos da empresa. Assim, devem ser mensuráveis, de fácil entendimento e definidas dentro de um período temporal.
Indicador
Os indicadores medem o sucesso dos objetivos e das metas pré-estabelecidos, eles devem ser claros, de fácil obtenção.
Plano de ação
Um plano de ação consiste no conjunto de ações necessárias para se alcançar objetivos e metas. Desta forma, ele define quais estratégias devem ser executadas para que o objetivo da perspectiva seja atingido dentro da meta estabelecida.
Como aplicar?
Em muitos casos de planejamentos estratégicos, a maior dificuldade se encontra na execução das estratégias desenvolvidas. Dessa forma, o Balanced Scorecard é aplicado através de etapas baseadas nas quatro perspectivas descritas anteriormente:
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- Definir visão, missão e valores da empresa;
- Estabelecer seus objetivos estratégicos;
- Determinar seus pontos positivos e negativos;
- Escolher indicadores para medir seu desempenho;
- Definir metas, e, através delas, planos de ação.
Para saber mais sobre planejamento estratégico, leia nosso artigo clicando neste link.
Benefícios do BSC:
O BSC permite que a empresa defina seu futuro baseado em objetivos estratégicos e busque melhor qualidade e desempenho, através de planos de ação, além de estimular a cultura de aprendizado.
Basicamente, cada perspectiva tem uma estratégia e cada objetivo conta com um indicador. Por exemplo, se, na perspectiva financeira, deseja-se aumentar o faturamento (objetivo) por meio do aumento das vendas (planejamento estratégico), é necessário definir um indicador em um período para a análise desse desempenho. Se ainda existirem dúvidas sobre planejamento estratégico ou indicadores de desempenho, acesse os artigos em nosso Blog.
Portanto, caso tenha se interessado pelas informações aqui contidas e acredite que sua empresa precise melhorar o planejamento estratégico, medir e impulsionar o seu desempenho, entre em contato com a Produção Jr e peça um diagnóstico gratuito.