Entenda o que é pesquisa de satisfação e como ela pode melhorar seus resultados.
Não é difícil nos deparamos com empresas que, ao finalizar seu projeto, imediatamente cortam o vínculo com o cliente e parte para novos desafios. Entretanto, tal atitude não é a mais indicada, uma vez que é de extrema importância coletar as opiniões dos consumidores. É nesse momento que entra a pesquisa de satisfação! Entenda um pouco mais sobre o assunto neste artigo, de forma a melhorar seus resultados e atingir suas metas.
O que é pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação é uma estratégia empresarial capaz de estreitar relações com clientes através da coleta de feedbacks. Dessa forma, é possível saber se suas metas e objetivos estão sendo atingidos. Além disso, tal pesquisa pode apontar erros a serem corrigidos, auxiliando na qualificação não só da empresa como um todo, mas também de seus funcionários.
Ademais, após a coleta e análise de dados provenientes dessa estratégia, é possível aplicar técnicas da gestão de qualidade empresarial, melhorando e otimizando produtos com o objetivo de satisfazer seus clientes.
Por que fazer uma pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação ao cliente tem inúmeras vantagens dentro de uma empresa. Vale ressaltar que é por meio da opinião do cliente que seus serviços serão lapidados, o que permite melhorar os seus pontos fracos e destacar suas qualidades.
Nesse sentido, em um mercado de negócios altamente competitivo, ter um diferencial pode trazer bons resultados. Assim, a diferença pode surgir dos dados provenientes de uma pesquisa de satisfação, os quais alinhados com uma gestão empresarial de qualidade pode conduzir seu negócio ao potencial máximo.
Essa estratégia pode tirar algumas dúvidas, dentre elas: se os seus clientes gostaram dos produtos, se foram bem atendidos, se recomendariam seus serviços para outras empresas e se voltariam a comprar do seu negócio.
Como estruturar uma pesquisa de satisfação?
Para realizar uma pesquisa de satisfação são necessários alguns passos:
Primeiramente você deve identificar a clientela para qual a pesquisa deverá ser aplicada. Essa parte poderá ser facilitada caso você já tenha seu público alvo bem especificado. Saiba mais sobre esse assunto clicando neste link.
Depois é importante levantar informações válidas e ter os objetivos da pesquisa de forma clara e direta, para que assim as dúvidas a serem respondidas sejam elaboradas.
Por último, após a aplicação da pesquisa é necessário reunir os dados e identificar os aspectos mais relevantes para possíveis tomadas de decisões. Elaborar gráficos e tabelas com esses dados pode ajudar com os resultados.
Transforme sua pesquisa de opinião em estratégia
Visto que, no mundo empresarial, para uma pesquisa possuir validade ela precisa ser transformada em ação, nada adianta coletar informações e não as utilizar de forma a alavancar seu negócio.
É nesse meio que a pesquisa de opinião torna-se uma estratégia. Mediante a coleta de satisfação de seus clientes é importante separar os dados de forma a deixar claro pontos de excelência e os pontos de aprimoramento de seu negócio.
Os dados que apontam excelência podem auxiliar na fidelização do cliente, em maior visibilidade de sua marca, inovações e insumos para desenvolvimento empresarial. Já os que indicam aprimoramento ajudam na melhoria de produtos e qualificação de serviços.
Conheça o método NPS
O Net Promoter Score, conhecido pela sigla NPS, é uma metodologia indicada para mensurar a satisfação e fidelidade do cliente. Por isso, pode ser usado como ferramenta para pesquisa de satisfação.
É realizado a partir da seguinte pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”. A partir dessa resposta é possível classificar o cliente em 3 categorias:
- Clientes Detratores (de 0 a 6): aqueles que criticam sua empresa e indicam que seus serviços foram prejudiciais.
- Clientes Neutros (de 7 a 8): clientes não leais e que compram somente o necessário.
- Clientes Promotores (de 9 a 10): indicam que seus serviços trouxeram melhorias e são leais.
É importante também calcular o NPS e acompanhar sua evolução, pois este pode trazer dados que guiem a estratégia da empresa. O NPS é calculado da seguinte forma:
NPS (%) = (número de promotores – número de detratores) / total de entrevistados
A partir do resultado é possível classificar seu negócio em zonas:
- Zona de excelência: NPS entre 75% e 100%
- Zona de qualidade: NPS entre 50% e 74%
- Zona de aperfeiçoamento: NPS entre 0% e 49%
- Zona crítica: NPS entre -100% e -1%
Busque sempre melhorar seu negócio
É evidente que, na atualidade, para sua empresa obter visibilidade ela deve estar sempre inovando. Nesse sentido, todos os métodos e benefícios apresentados podem ser aproveitados objetivando alcançar suas metas. Que tal implementar a pesquisa de satisfação e tentar melhores resultados?
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