Como criar uma Empresa de Sucesso: Plano de Negócios
Um empreendedor pode ter uma ótima ideia, mas sem realizar um planejamento detalhado antes de entrar no mercado, sua empresa corre sérios riscos. O mesmo vale para um empresário que visa uma expansão de suas unidades. Para isso existe o Plano de Negócios. Leia a seguir para descobrir o poder dessa ferramenta e o porque ela é tão importante no ambiente empresarial.
O que é um Plano de Negócios?
Um plano de negócios é um documento que apresenta todos os passos a serem seguidos pela empresa a fim de alcançar a meta e completar os objetivos dela. Na prática, o plano de negócios é um passo-a-passo para o sucesso da empresa, no qual é levado em conta todos os pontos fortes e fracos do negócio.
Quais as vantagens de possuir um plano de negócios?
Muitos empresários acabam não sobrevivendo no mercado por se precipitarem em suas decisões enquanto seu negócio é recente. Uma base sólida é necessária para apoiar uma grande ideia. O plano de negócios delimita padrões de decisão embasados em dados tanto para o gerenciamento financeiro quanto para a estratégia de marketing e de produção. Alguns dos benefícios do plano de negócios são:
– Orientação ao empreendedor a começar ou expandir seus negócios
– Estruturação dos principais pontos de observação e alternativas para um diagnóstico correto
– Contribuição ativa para obtenção de vantagens competitivas no mercado
– Instrumento de solicitação de capital de investimento junto a instituições financeiras e novos investidores
– Definição do perfil de clientes e consumidores
– Previsão investimento financeiro e definir possíveis imprevistos
– Previsão data para retorno financeiro e seu montante
– Identificação para minimizar erros durante a execução do planejamento
– Conhecimento do mercado atual e do mercado futuro
Lembre-se que todos esses pontos são importantes para a qualidade do produto ou serviço entregue pela empresa a seus clientes.
Como elaborar um plano de negócios?
Para fazer o plano de negócios é importante que as seções sigam uma sequência lógica e detalhada, sem impedir que qualquer leitor entenda os objetivos, funcionamento, marketing, mercado e a situação financeira que a empresa se encontra. Dessa forma, toda a empresa pode estar alinhada com os objetivos descritos nele.
1ª Parte: Sumário executivo
O plano de negócios deve começar por seu sumário executivo, nesta parte você antecipará pontos importantes do plano sobre cada seção a ser abordada.
No sumário executivo também devem ser discorridos informações gerais sobre a empresa, como: descrição da empresa, missão, diferenciais frente à concorrência, produtos e serviços oferecidos, mercado onde atua, localização, investimento inicial, enquadramento tributário e forma jurídica.
O objetivo do sumário é fornecer uma visão geral do planejamento e interessar o leitor. Esta parte é normalmente a última a ser realizado por ser um resumo do plano de negócios.
2ª Parte: Análise de mercado
Essa é a principal seção do planejamento por te ajudar a entender o mercado no qual você pretende atuar e se há demanda para seus produtos e serviços.
Nessa parte, deve-se encontrar qual nicho do mercado você pretende atuar, e para saber como servir devidamente a esses clientes você precisa elaborar discussões sobre temas como: quem e o que está comprando, por que está comprando, qual a renda e o nível cultural de quem está comprando, onde moram e quais são seus hábitos de compra desses clientes.
Ao alcançar a resposta das perguntas você estará apto a definir de forma eficiente seu planejamento em relação aos canais de distribuição, planos de comunicação e políticas de preço.
É essencial realizar uma pesquisa de mercado da forma correta pois todos os passos seguintes dependem dela. Temos um artigo que se aprofunda no assunto aqui.
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3ª Parte: Plano de marketing
Nessa etapa, acontece a definição de seus produtos e serviços, a maneira como eles se destacam entre a concorrência, e por fim explicar como funcionará os meios de divulgação da empresa. É muito importante que a empresa tenha um plano de marketing bem estruturado para abordar o cliente de maneira objetiva. Ainda que todo o andamento seja perfeito, o plano de marketing deve ser alinhado para atingir o cliente de interesse.
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4ª Parte: Plano operacional
Agora, você deve definir como sua empresa irá desenvolver e comercializar seus produtos e serviços. Também deve estar especificado cada processo realizado, as máquinas utilizadas, o tempo demandado e a quantidade de trabalhadores envolvida e cada etapa.
5ª Parte: Plano financeiro
Agora é a hora de definir o investimento inicial necessário para por seu plano em prática, mas para isso primeiro você deve ter concluído que se plano é viável.
Nele também deve estar presente o faturamento mínimo da empresa para que não haja prejuízo, o prazo de retorno de investimento e a lucratividade da empresa. Essa etapa é das mais importantes pois sem ela os gastos excessivos podem declarar a morte de qualquer negócio.
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Cuidados ao elaborar um Plano de Negócios
É necessária extrema atenção ao elaborar um plano de negócios, pois ele irá ditar a maneira como a empresa irá agir durante a execução de determinado projeto. Alguns cuidados são essenciais para essa perfeita elaboração.
Existem alguns erros que são comumente cometidos por boa parte dos empresários ao formularem um plano empresarial. Baseando-se nessas falhas frequentes, aqui vão alguns dos principais cuidados necessários:
– A construção do plano de negócios não deve se restringir a um modelo. A pouca originalidade pode afetar o encaixe da estratégia com a realidade da empresa.
– Ser realista quanto ao tempo de execução e empenho dos funcionários. Não adianta estipular um tempo inferior ao necessário para execução de determinada etapa se essa estipulação não será próxima da realidade empresarial.
– Investigação prévia todos os pontos importantes que comprometem o andamento da empresa. A dimensão de um plano de negócios é proporcional ao tempo de estudo de informações de mercado, clientes, funcionários, investimentos e retorno financeiro.
– Apresentação do plano de negócios a todos os setores envolvidos. A execução do mesmo de torna muito mais sistêmica quando todos os envolvidos têm conhecimento sobre o coletivo de ações empresariais para o andamento do projeto.
– Definição de pontos chaves. A garantia de consistência entre secções de execução pode ser feita estabelecendo pontos que definem a conclusão se uma etapa e o início da próxima.
Empresas com um plano de negócios mal estruturados são muito mais propícias a fracassarem e falirem. Se você sente que sua empresa precisa de um plano de negócios melhor estruturado, entre em contato conosco aqui e realizaremos uma visita grátis a sua empresa.