Blog

Por que implementar Sistemas de Informações Gerenciais em sua empresa?

imagem visulaização de dados

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

POR QUE IMPLEMENTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EM SUA EMPRESA?

Atualmente, diversas empresas possuem determinados problemas internos. Alguns exemplos são: falha na comunicação, áreas muito desconectadas, informações perdidas, processos ineficazes e desconexos, dentre outros.

Mas você sabia que Sistemas de Informações Gerenciais podem resolver muitos desses problemas? Nesse artigo, você irá entender como essas ferramentas de extrema importância podem auxiliar sua empresa a superar vários impasses. Boa leitura! 

O que são Sistemas de Informações Gerenciais?

Sistemas de informações Gerenciais, ou apenas SIG, são ferramentas que ajudam uma organização a atingir suas metas e identificar falhas através da intercomunicação de dados. São responsáveis por fornecer uma visão das operações cotidianas da empresa, permitindo uma organização eficaz de atividades e recursos.

Um SIG fornece aos gerentes informações em forma de planilhas, gráficos ou relatórios como uma forma de feedback da empresa para seus operadores, que podem aumentar o rendimento, ajudar no mapeamento de processos, identificar gargalos e fazer seu negócio expandir.

Mas qual é a importância de SIG?

Os Sistemas de Informação ajudam os administradores nas tomadas de decisões. Com relatórios e dados, é possível fazer uma análise macro imediata das operações da empresa. O administrador solicita a informação necessária e o SIG busca em seus registros, cruza dados e apresenta isso ao usuário de forma clara e objetiva. Portanto, a grande funcionalidade desses sistemas é que eles tragam informações cruciais e que auxiliem nas tomadas de decisão.

Como esses sistemas funcionam?

Pois bem, essas parecem ser informações um pouco redundantes e abstratas? Segue um exemplo de como o SIG faz seu papel na organização: um gerente necessita saber quantos produtos a loja x, da cidade y vendeu em determinado período, e associar esses dados com um formulário de satisfação dos funcionários da empresa. O SIG é o sistema que irá juntar essas informações para que elas fiquem claras.

Seguindo o nosso exemplo: o Sistema irá buscar os dados de venda, associá-los com o formulário de satisfação e trazer as informações que precisamos de forma objetiva – se a alta de vendas está diretamente ligada a funcionários mais satisfeitos ou não, por exemplo. Conforme visto, o SIG não se restringe a apenas um setor, ele é responsável por fazer a troca de dados entre áreas.

Uma empresa ou organização é dividida em áreas (marketing, financeiro, produção, gestão, etc), que possuem seu próprio sistema de organização, o que vamos chamar de subsistemas. A aplicabilidade do SIG é justamente integrar a informação do banco de dados desses subsistemas de diferentes áreas e, assim, gerar informações concretas que antes não eram associadas tão assertivamente.

Benefícios de SIG para sua empresa

Facilidade no acesso às informações com relatórios mais precisos e interligados: Muitas vezes não conseguimos associar dados mais complexos e com difícil interpretação. Ter acesso a relatórios mais visuais e com as informações expostas de forma clara, gera insights que antes não seríamos tão capazes.

Melhoria na estrutura organizacional: Saber como as áreas da empresa se associam direta e indiretamente faz com que possamos tomar medidas que beneficiem a relação das mesmas, além de tornar a empresa mais competitiva como um todo.

Previsão de futuros problemas: Ter uma visão macro do que ocorre dentro da organização nos permite identificar erros graves, que por diversas vezes não são perceptíveis quando observamos separadamente cada banco de dados.

Tomada de decisões mais assertivas: Uma base de dados concretas resulta em medidas muito mais seguras e assertivas para decisões necessárias.

Aumento da produtividade e identificação de falhas locais e globais: Com o acesso de relatórios pontuais, teremos uma visão global do que ocorre na organização e, assim, torna-se possível identificar falhas em sua estrutura (reduzir custo de operações, plano de negócios assertivo, melhorar integração com fornecedores, ter um fluxo de informações mais fluido, entre outros).

Aplicar SIGs em sua empresa pode fazer toda a diferença. Contudo, não é simples identificar qual a maneira mais produtiva para essa transição. A Produção Jr tem mais de 150 projetos realizados em diversas empresas e atua no ramo da Engenharia de Produção desde 2000. Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo nesse processo.

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content