Blog Produção Jr.

Gestão de Riscos: saiba o que é e como implementar !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
gestãoderiscos
Você verá neste artigo:

A importância da Gestão de Riscos na sua empresa

Ao longo da administração de um negócio, torna-se claro que o ambiente em que ele está inserido pode impactar diretamente no seu andamento e no seu sucesso como um todo. O gerenciamento de riscos, então, é um diferencial essencial para as empresas atualmente.

O QUE É GESTÃO DE RISCOS?

A gestão de riscos é definida como a capacidade de organizar os recursos de uma empresa com a finalidade de avaliar todas as possíveis incertezas sobre um processo e lidar com elas de modo a minimizar impactos, além de garantir que o negócio esteja sempre um passo adiante para lidar com problemas.

Ao cometer uma falha que poderia ser evitada com um Planejamento Estratégico, uma empresa pode perder produtividade e até mesmo credibilidade no mercado. Entretanto, é importante ressaltar que não são apenas empresas grandes que estão suscetíveis a impactos negativos devido a uma má gestão de riscos.

Você percebeu a quantidade de empresas, de todos os tamanhos, que foram impactadas negativamente pela pandemia da COVID-19? Com uma boa gestão de riscos, é possível, por exemplo, estar mais bem preparado para lidar com uma pandemia mundial.

A importância de gerenciar riscos se dá devido ao fato de ser possível antecipar um evento negativo em tomadas de decisões, garantindo maior estabilidade e, portanto, longevidade ao negócio. Qualquer empresa será afetada, em algum momento, por uma situação não familiar que deverá ser solucionada, mas apenas aquelas que sabem gerenciar riscos conseguirão superar o desafio.

É preciso, então, que a área de Gestão de Riscos de um negócio esteja atenta, a todo momento, aos possíveis tipos de problemas que poderão vir a surgir no futuro, analisando os tipos de riscos existentes na empresa.

QUAIS OS TIPOS DE RISCOS?

Os tipos de riscos que um negócio pode enfrentar são vários, de diversas ordens. Enumeramos, então, os principais tipos de riscos existentes:

  • Riscos cibernéticos: com o avanço da tecnologia no mundo corporativo, tornou-se cada vez mais comum o risco de ataques virtuais aos dados de um negócio, priorizando-se o investimento em segurança da informação da empresa contra invasões externas.
  • Riscos estratégicos: levam em consideração o ambiente externo do negócio e como a organização se organiza e se posiciona em relação ao que acontece em sua volta. Isto é, o cenário político do país, uma crise econômica mundial, uma evolução tecnológica inovadora e muitos outros fatores são responsáveis por mudar o posicionamento estratégico de uma empresa. Saber lidar com mudanças é essencial para o sucesso.
  • Riscos fiscais: relacionam-se com a necessidade de uma empresa em realizar suas obrigações legais, como declaração de renda ou pagamento de impostos. É preciso um planejamento de boa qualidade a fim de não ocorrer o recebimento de multas ou perda de credibilidade do negócio.
  • Riscos financeiros: ao realizar um investimento, é preciso que o fluxo de caixa se mantenha positivo. Se a empresa não for capaz de gerar rentabilidade de uma maneira estratégica, a perda de dinheiro e o endividamento podem prejudicar muito o desempenho do negócio, levando à falência.

 

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE RISCOS?

Abaixo, listamos os benefícios da gestão de riscos dentro de uma empresa:

  • Garantir a tomada de decisões mais assertivas no ambiente interno e externo da empresa, promovendo maior estabilidade para o negócio
  • Desenvolver a capacidade de lidar com mudanças e reagir ao inesperado
  • Prevenir perdas e prejuízos em tomadas de decisões ou acontecimentos inesperados
  • Facilitar a identificação mais rápida e fácil de situações perigosas e prejudiciais para a empresa
  • Aumentar a confiança e segurança interna dos funcionários, melhorando o clima organizacional
  • Garantir melhor alcance dos objetivos dentro do negócio, obtendo melhores resultados na entrega de serviços ou produtos
  • Aumentar a credibilidade da empresa, pois a gestão de riscos exige uma padronização e excelência da organização

 

COMO IMPLEMENTAR A GESTÃO DE RISCOS NO SEU NEGÓCIO?

A aplicação da gestão de riscos pode ser realizada por meio da utilização da norma ISO 31000. Essa norma internacional fornece princípios que ajudam empresas a melhorarem seu desempenho através de avaliações de riscos efetivas. Ela abrange todos os tipos de riscos, como financeiros, econômicos, mundiais e locais.

Além disso, ao desenvolver uma gestão de riscos em sua empresa, é essencial que ocorram processos de análises, avaliações e priorizações deles. Alguns riscos são muito mais prováveis do que outros dependendo do seu tipo de negócio, por isso é necessário priorizá-los.

A monitoração do desempenho da gestão é muito importante também. Esse processo precisa ser extremamente organizado e transparente para todas as partes interessadas, além de ser documentado e divulgado para a organização. Logo, ao implementar um processo de gerenciamento de riscos, é fundamental observar se a política criada está acontecendo de acordo com o esperado, satisfazendo todas as necessidades e seguindo os objetivos da empresa.

Durante a abertura de um negócio ou a reestruturação de um já existente, é preciso analisar, antes de tudo, todos os riscos possíveis que poderão dificultar o processo. Logo, é muito importante que ocorra a realização de um Plano de Negócios capaz de montar uma estratégia e mostrar os caminhos que devem ser seguidos, apontando todas as ameaças possíveis que podem ser encontradas nesse processo.

Outra maneira que pode facilitar uma gestão de riscos no seu negócio é a elaboração de uma Pesquisa de Mercado que analisa forças ambientais e internas e guia o negócio sobre como se posicionar, identificando oportunidades e ameaças em relação a competidores.

Por fim, saber utilizar o bem capital de sua empresa também é muito importante a fim de evitar riscos financeiros perigosos. Logo, um Plano Financeiro pode ajudar a definir quais caminhos seguir, onde investir suas despesas e quanto tempo levará para recuperar esse dinheiro investido.

Ter uma estratégia empresarial assertiva e organizada é o que faz com que negócios sejam capazes de gerenciar riscos da melhor maneira possível.

Nós da Produção Jr podemos ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa na área de gestão de riscos! Podemos realizar seu Plano de Negócios, seu Plano Financeiro ou sua Pesquisa de Mercado! Entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito!

 

 

 

Skip to content