Fidelização do cliente: descubra estratégias de como encantar seus consumidores.
Independentemente do porte da sua empresa e do nicho do qual ela faz parte, é fato que as peças centrais do seu negócio são os consumidores. Por isso, há uma constante busca por estratégias que não só atraiam, como também, promovam a fidelização dos clientes
Para não ficar de fora dessas estratégias de fidelização, acompanhe este artigo para aprender algumas dicas de como encantar seus clientes, transformando-os em possíveis divulgadores da sua marca.
O que é fidelização de clientes?
Tornar seus consumidores fiéis ao seu produto, marca ou serviço consiste em criar um valor sobre aquilo que sua empresa oferece de forma que, sempre que o seu cliente necessite deste tipo de serviço, a primeira empresa lembrada será a sua e não a concorrência.
Além disso, a fidelização está no âmbito em que o comprador se torna um divulgador da marca. Ou seja, toda vez que alguém precisar de uma indicação a respeito de um produto ou serviço dentro do segmento da sua empresa, o mesmo irá sugerir o seu negócio.
Porque fidelizar os seus clientes?
Clientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer negócio, pois consumidores satisfeitos com seus produtos e serviços consequentemente estarão satisfeitos com a empresa. Dentro disso, vamos apontar abaixo algumas das vantagens de fidelização de clientes:
- Marketing boca a boca: consumidores fiéis acabam por disseminar a marca, compartilhando suas experiências e indicando os serviços que os satisfizeram.
- Preços acima do mercado: se há fidelização, os preços não devem ser fator principal de competitividade, ou seja, mesmo que haja um aumento do preço de seus produtos, os seus consumidores fiéis ainda irão preferir sua marca.
- Poder de negociação com fornecedores: uma vez que o fornecedor sabe que seu negócio tem clientes fiéis, ele reconhece que as chances de seus produtos serem vendidos dentro da sua empresa é maior e, por isso, o mesmo pode facilitar a venda.
- Negócios contínuos: consumidores fidelizados comprarão seus produtos ou serviços repetidamente se estiverem satisfeitos com as entregas.
O que fazer para fidelizar mais clientes?
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa, as quais dependem do tipo do seu negócio e da quantia monetária que você está disposto a despender nesse processo. Entretanto, abaixo listaremos algumas dicas para uma estratégia de fidelização efetiva:
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Tenha bem definido seu mercado e seus clientes:
Para a criação de estratégias de fidelização é muito importante que você saiba o nicho que sua empresa atua, de forma a limitar sua concorrência e direcionar seu marketing. Para saber mais sobre esse assunto leia o artigo sobre o tema de Nichos de Mercado do nosso blog!
Além de identificar o seu mercado, é preciso conhecer muito bem seus clientes de forma a criar uma persona capaz de direcionar suas estratégias e personalizar o conteúdo ideal para seus consumidores. Saiba como identificar sua clientela e público alvo e ainda o que é uma persona através dos links anteriores.
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Direcione suas estratégias para o cliente certo:
Após feito o estudo e o mapeamento dos seus clientes e do mercado é possível adotar ações que chamem a atenção das pessoas certas. Isso aumenta a chance da sua marca ser conhecida diante do público alvo.
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Crie um vínculo com seu cliente:
Na era da informação, com as pessoas cada vez mais conectadas, não é difícil estabelecer vínculos com os consumidores. Por isso, faça uso das redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, etc) para se fazer presente na vida dos clientes e em contato com os mesmos, acatando seus comentários e sugestões.
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Ofereça um atendimento de qualidade:
Nota-se que, muitas vezes, uma ótima experiência do consumidor está atrelada ao atendimento que o mesmo recebe. Por isso proporcione, aos seus clientes, um atendimento de qualidade e personalizado, tanto durante a venda como no suporte pós-venda.
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Dê um tratamento especial ao consumidor:
Os clientes depois que são fidelizados podem corresponder a grande parte dos resultados de sua empresa. Dentro disso, é interessante oferecer aos mesmos um tratamento VIP. Para tanto, invista em newsletters exclusivas, bônus, cupons de desconto e vantagens especiais para assinantes do programa de fidelidade.
Antecipar lançamentos também é importante para fidelizar mais clientes e torná-los compradores assíduos da empresa.
Quais as principais estratégias de fidelização?
Selecionamos alguns dos principais métodos para garantir a satisfação e fidelização do cliente. Acompanhe:
- SMS marketing: método que envia mensagens curtas de conteúdo exclusivo via SMS de forma a gerar mais leads.
- Promoções: estratégias de grande atração não só para aqueles que ainda não conhecem a marca como, também, para os clientes fiéis que ganham porcentagem mais expressivas de descontos.
- Ofertas relâmpagos: age na impulsividade do consumidor atraindo seu público alvo e novos perfis para a empresa.
- Programa de pontos: para manter os clientes fidelizados habituados a comprarem da sua marca esse método incentiva a compra de forma a aumentar o acumulo de pontos.
Diante de todos os pontos apresentados, conclui-se que a fidelização do cliente pode ajudar sua empresa a alavancar resultados e angariar mais recursos. Assim, pratique nossas dicas e conceitos no seu dia a dia de forma a encantar seu cliente transformando-os em possíveis divulgadores da sua marca.
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