Planejamento Estratégico

Problemas e Necessidades

  • Dificuldade de adaptação a mudanças
  • Necessidade de expansão e crescimento
  • Metas mal definidas
  • Falta de recursos

O que é

Impulsionar o crescimento da sua empresa é um grande desafio, e o planejamento estratégico é um fator crucial para isso. Sendo o processo de definir as metas e objetivos da sua empresa, as ações que serão realizadas para alcançá-las e com quais recursos poderá contar para obter o sucesso empresarial. 

É um passo fundamental para fomentar a inovação, cultura organizacional, gestão de indicadores e ações que funcionem como respostas a um ambiente empresarial em constante mudança. 

Um bom planejamento estratégico é essencial para direcionar os esforços da empresa de forma eficiente e focada, adaptar-se às mudanças do mercado e alcançar o sucesso a longo prazo.

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Perguntas Frequentes

Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa a longo prazo. O planejamento estratégico permite que a empresa defina seus objetivos de longo prazo, formule estratégias para alcançá-los, antecipe possíveis mudanças no mercado, tome decisões mais informadas e assertivas, aproveite oportunidades, reduza custos, alinhe as diferentes áreas da empresa e aumente sua competitividade.

OKRs (Objectives and Key Results) são um método de gestão de desempenho utilizado por empresas para definir e medir o progresso em relação a objetivos estratégicos. Os objetivos (Objectives) são declarações claras e específicas sobre o que a empresa ou equipe deseja alcançar em um determinado período de tempo. Já os resultados-chave (Key Results) são as métricas quantificáveis que ajudam a medir o progresso em relação a esses objetivos. 

KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de desempenho que ajudam as empresas a medir e monitorar seu progresso em relação a objetivos estratégicos. Os KPIs são métricas quantitativas ou qualitativas que medem o desempenho da empresa em uma área específica, como vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção, entre outras. Eles devem ser relevantes para o sucesso da empresa e refletir objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART).

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A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA

O funcionamento de uma empresa depende dos seus processos funcionarem de forma harmônica e eficaz para alcançar o resultado desejado. É nesse contexto que o planejamento estratégico vai ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos, mas, para que isso seja verdade, é preciso ter conhecimento da situação da sua empresa.

Analisando a situação atual da empresa

Para analisar a situação atual da empresa, é possível recorrer a diversas técnicas diferentes. Uma delas seria, por exemplo, a implementação de indicadores de desempenho. Essa medição te dará base para a situação interna da sua empresa, porém é muito importante saber as forças e fraquezas presentes. Isso pode ser feito por meio de uma análise de SWOT, que trará as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Sabendo a situação da sua empresa, então, é possível começar a desenvolver o planejamento estratégico.

O que é o planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o entendimento da situação atual e a estipulação do que deve ser feito para alcançar o objetivo da empresa. Esse planejamento pode ser feito para alcançar sua meta em 10 anos ou até mesmo mensalmente. Para que o objetivo da empresa seja alcançado, é necessário que os funcionários entendam seu papel dentro desse objetivo e se sintam englobados nos desejos do seu local de trabalho. Para mais informações a respeito do planejamento financeiro, clique aqui.

Inserindo o trabalhador no planejamento estratégico

Existem diversas formas de fazer um funcionário melhorar seu rendimento ou até mesmo fazê-lo querer almejar o objetivo do estabelecimento para o qual trabalha. Porém, a forma mais eficaz disso ocorrer é tendo a missão, visão e valores da empresa muito claras.

Tendo esses valores fortes, será possível criar um maior vínculo entre empregado e empregador, acarretando numa identificação com os ideais da empresa. Dessa forma, haverá maior motivação para trabalhar naquele local, aumentando o rendimento dos profissionais contratados.

A missão de uma empresa

O propósito pelo qual a empresa foi criada é considerado sua missão. Tal motivação, em geral, não se altera e é considerada com uma das principais características da empresa. O objetivo da missão é deixar claro como a empresa visa trabalhar e ser vista.

Esse propósito de criação pode ser observado, por exemplo, na Nubank, que foi criada com o intuito de facilitar e agilizar a criação e gestão de contas bancárias. Nos 8 anos de sua fundação, a empresa sempre visou a rapidez e facilidade. Isso é uma marca muito forte que possibilita seus trabalhadores e consumidores a criarem um vínculo com a empresa.

A missão dentro de uma empresa vai servir como um guia das decisões que vão ser tomadas, uma vez que as propostas de projetos serão avaliadas de forma que sigam seu objetivo como empresa.

A visão de uma empresa

A visão pode ser definida como o futuro da sua empresa, e é por meio dela que será estabelecido seu direcionamento. As tomadas de decisões, mantendo em vista a missão da empresa, serão voltadas para o alcance das metas estipuladas pela visão. Essa vertente deve ser algo possível de se alcançar e ter um período pré-determinado.

O objetivo não é criar uma meta simbólica que não é perseguida, mas sim fazer com que as pessoas que têm qualquer contato com a empresa entendam e transmitam essa vontade de alcançar as metas estipuladas.

Os valores da empresa

Com a missão e a visão definidas, só resta criar um padrão de características de conduta da empresa. Tais características funcionam como um guia de tomada de decisões e atitudes. Esse grupo de convicções são o que chamamos de valores.

Um exemplo da força desses valores é o Facebook, que tem diversos lemas diferentes que guiam os participantes da empresa a alcançar os seus objetivos. É por meio deles que o Facebook conseguiu realizar tantos projetos grandes e cresce cada vez mais. Esses lemas se tornam a verdade daqueles na empresa e impulsionam o cumprimento das metas pré-definidas. Para a missão, visão e valores da Produção Jr., acesse o link.

Plano de ação e acompanhamento

Tendo os pilares – missão, visão e valores – para o planejamento estratégico e a cultura organizacional da empresa bem definidos e entendendo a situação atual da sua empresa é que começa o processo de criar estratégias para alcançar as metas estipuladas pela visão. Essa é a parte que requer maior poder de análise para tomar os rumos certos e que sejam coerentes com os ideais da empresa. Existem algumas estratégias para auxiliar na medição e impulsionamento do desempenho da empresa, um exemplo é a metodologia BSC.

Deve-se sempre acompanhar as metas e observar o desenvolvimento dos processos planejados para que se obtenha o resultado esperado do planejamento estratégico. Com o controle do desenvolvimento desses processos e sabendo onde se quer chegar, a empresa terá maior chance de sucesso no mercado.

Quer saber como desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa e melhorar a sua produtividade? Entre em contato com a Produção Jr. E agende seu diagnóstico gratuito.

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