Blog

Case de sucesso VSM – Grupioni

Case de sucesso VSM - Grupioni

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

Case de sucesso VSM – Grupioni

A grupioni é uma empresa localizada em Cravinhos – SP, que atua na área de soluções para construções de equipamentos de Usinas de concreto, desde produtos para mineração até o agronegócio. Como exemplo, temos:  silos, reservatórios, dosadores e misturadores; A empresa buscou a Produção Jr. com intuito de realizar um Value Stream Map – VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor);

MOTIVAÇÃO DO PROJETO:

A necessidade para contactar a Produção Jr. surgiu em virtude do desconhecimento acerca dos tempos de operação dessa linha de produção, a empresa de equipamentos industriais trouxe para a Produção Jr a necessidade de realização de um VSM do estado atual, a fim de identificar essa e outras dores acerca da cadeia produtiva de silos. Portanto foi criado um Mapeamento de Fluxo de Valor para a família de produtos dos silos da empresa Grupioni com a finalidade de sanar suas dores.

O QUE É UM VSM E COMO FOI APLICADO?

O VSM é uma ferramenta do Lean Manufacturing que se baseia no acompanhamento e no desenho do fluxo de materiais e de informações da cadeia produtiva de uma família de produtos, com o intuito de identificar quais são e onde estão os gargalos da produção, qual o tempo de atravessamento e qual o tempo de cada um dos processos.

Nele, os materiais e informações são representados desde o pedido do cliente até a entrega do produto. Nesse sentido, após a definição do desenho do fluxo produtivo do Silo, a Produção Jr, por meio de visitas, foi responsável por coletar as principais informações de um fluxo de valor para cada processo, como representado na imagem abaixo:

imagem

Vale ressaltar que as informações que foram preenchidas na tabela foram específicas para nossa situação na Grupioni, visto que devido à cadeia de produção do Silo ser mais complexa, precisamos identificar quanto à atividade, componente, quantidade de componente necessárias, etc. Mas, tais informações não entram de fato no desenho do VSM, e sim apenas nos cálculos.

 

Com essas informações, foi possível a criação dos processos no VSM com as devidas informações, como exemplificado abaixo.

imagem

Além disso, para a construção superior do VSM (imagem abaixo), em que se encontram as informações de demanda, fluxo de pedidos, fluxo de informações (PCP) e fornecedores, foi necessária a coleta por meio de conversas e entrevistas com os funcionários.

imagem

Por fim, para a construção da parte inferior do VSM (imagem abaixo) é necessário fazer os cálculos, que estão explicados no seguinte documento na parte de “Construção do VSM”.

imagem

 

DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO VSM NA EMPRESA:

Algumas informações essenciais para o desenvolvimento do VSM foram difíceis de coletar devido à falta de controle da própria Empresa. Como exemplo, temos a falta de contagem e estoques físicos intermediários, o que dificultou a nossa medição e dimensionamento desses estoques. Portanto, colocamos as estimativas dos estoques a partir de conversas com os colaboradores.

Além disso, muitos componentes não tinham padronização de lotes para produção, o que dificulta a medição de tempo de operação/lote, cálculo de estoques.

Por fim, o ideal em um VSM é medir todo o fluxo de produção sem interrupções. No entanto, devido a situação dos membros do projeto dentro da Produção Jr, em que é inviável ficarmos full time na empresa, optamos por coletar as informações de modo discriminado para apenas no final somarmos tudo. Ademais, o cronograma foi afetado por conta de problemas de recebimento de matéria prima dos fornecedores, que não era regular.

Impacto Causado:

A Grupioni é uma empresa de sucesso que até o presente momento conseguiu se estabelecer e manter-se no mercado de maneira bastante positiva. No entanto, com uma análise mais profunda realizada para a construção deste relatório ficou perceptível uma necessidade de aplicação de conceitos de gestão e controle da produção de maneira mais profissionalizada. Portanto, para auxiliar na aplicação dos conceitos foi apresentado inúmeras oportunidades de melhoria para a empresa, sendo elas:

 

  • Relação com fornecedores
  • Fluxo de informações e estoque
  • Organização geral da empresa
  • Movimentação e transporte dentro da empresa
  • Tempo de espera (Lead time)

 

Dentro desses tópicos, foram abordadas várias estratégias para melhorar esses pontos que foram elencados, a fim de garantir para a Grupioni uma frente mais competitiva e organizada no mercado.

 

Se você tem ou conhece um negócio como a Grupioni e desconhece os tempos de operação da linha de produção, fale conosco! Fornecemos atendimento gratuito para empresas, a Produção Jr. terá o prazer de receber vocês!

 

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content