Como reduzir desperdícios por meio da filosofia 5S
A importância de reduzir desperdícios
Em um mercado empresarial cada vez mais competitivo, reduzir desperdícios tanto de recursos quanto de espaço a fim de alcançar uma maior eficiência operacional e um ambiente de trabalho mais agradável é vital. Contudo, muitas organizações não conseguem fazer isso de forma efetiva, e acabam recaindo sempre nos mesmos erros gastando mais do que devem (seja matéria, espaço ou tempo) e perdendo a oportunidade de otimizar seus processos.
Identificar tais sintomas talvez seja a parte fácil, a dificuldade, porém, está em encontrar os defeitos dentro da empresa que levam a tais desperdícios. Realizando-se um diagnóstico, os erros mais comuns encontrados são: ambiente de trabalho mal organizado, falta de sinalização e identificação de materiais, excesso de materiais nos postos de trabalho, demora para encontrar equipamentos, etc.
Após esta analise, qual o caminho a fim de conquistar uma maior eficiência operacional? Talvez a melhor resposta seja a filosofia 5S.
O que é a filosofia 5S?
A filosofia 5S é uma ferramenta pertencente a corrente de pensamento Lean Manufacturing cujo intuito é justamente reduzir desperdícios afim de otimizar os processos de uma empresa. Contudo, o 5S vai além, criando uma cultura de disciplina e proporcionando a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos trabalhadores.
A ferramenta 5S surgiu no pós Segunda Guerra Mundial no Japão e cada um dos 5 S’s refere-se a uma palavra de origem japonesa, sendo elas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
Os 5 S’s
- Seiri refere-se ao senso de utilização dos recursos. O passo consiste na separação do útil e do inútil para os processos produtivos da empresa e corte de tudo aquilo (materiais, ferramentas, peças, documentos) que não for essencial ou necessário para o processo.
- Seiton refere-se ao senso de ordenação ou organização. Basicamente está etapa trata de ordenar os recursos definidos como úteis no passo anterior. Por ordenação entende-se coloca-los nos devidos locais que tornem seu uso e acesso mais fácil afim de um processo mais eficiente.
- Seiso refere-se ao senso de limpeza. Esta etapa é bem autoexplicativa visto que trata da limpeza do maquinário, do ambiente, do processo, enfim da limpeza da organização como um todo. Mas não apenas do ato de limpar, mas sim da cultura da limpeza e sua manutenção, a ideia é que todos tenham a consciência de não apenas não sujar, mas deixar o ambiente mais limpo do que encontrou.
- Seiketsu pode referir-se tanto ao senso de saúde quanto ao de padronização. Neste passo, busca-se garantir a integridade física e mental (saúde) dos colaboradores da organização por meio da padronização e normalização de todos os passos dados até agora (seiri, seiton e seiso). Assim, é possível alcançar um ambiente de trabalho mais saudável, limpo, organizado e padronizado.
- Por fim, shitsuke refere-se ao senso de autodisciplina. É, nesta última etapa, que o 5S é entendido como uma filosofia. O objetivo é garantir a aplicação e continuidade dos 5S por parte de todos os funcionários da empresa. Entretanto, tal ato não deve ser visto como um dever, mas sim como uma cultura empresarial, uma filosofia de ser daquela organização.
Aplicação do 5S
A própria filosofia em si do 5S dá à empresa um rumo a seguir e etapas muito bem definidas a serem cumpridas, para reduzir desperdícios. Começando pelo senso de utilização quando tudo aquilo que é supérfluo será cortado para reduzir os desperdícios, passando pela ordenação, limpeza e saúde a fim de assegurar o bem-estar de todos os funcionários e garantir o melhor ambiente possível para incentivar e otimizar o trabalho e, “encerrando-se” no senso de autodisciplina. O uso das aspas se dá, pois, como dito antes, o 5S é uma filosofia, uma cultura que deve ser perpetuada e continuada, portanto sua aplicação não se encerra.
Otimize seus processos!
A aplicação da filosofia 5S pode não ser fácil, mas é muito intuitiva em cada um de seus 5 S’s. Permitir que um ambiente desorganizado prejudique a eficiência operacional da sua empresa desperdiçando seus recursos é inaceitável perante a concorrência.
Para ajudar sua organização a otimizar seus processos a Produção Jr oferece uma série de treinamentos para os funcionários na aplicação dos 3 primeiros sensos (utilização, ordenação e limpeza) passando até pelo chamado dia D, um dia que a Produção Jr passa imersa dentro da empresa a fim de realmente organizar tudo. Contudo, os próximos sensos dependem ativamente da organização. Com isso em vista, é criado o Comitê 5S, composto por funcionários conscientes e preocupados com a padronização e continuidade da filosofia 5S dentro da empresa. Tal comitê tem a finalidade de justamente não permitir que essa cultura criada, seja perdida depois que a Produção Jr finalize o projeto.
Quer reduzir desperdícios? Então otimize seus processos e entre em contato conosco!