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Valuation: como determinar o valor justo da sua empresa?

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Se você assiste Shark Tank já deve ter se deparado com os sharks dizendo: “Não consigo investir no seu negócio porque seu valuation está errado”. 

Infelizmente, muitos dos empreendedores que foram ao programa saíram sem um investimento e um novo sócio que poderia mudar o rumo do seu negócio, levando-o a outro patamar. Essa é uma realidade que muitos empresários se deparam, e que acaba dificultando sua trajetória. 

Mas afinal, o que é valuation?

Valuation nada mais é do que um método para determinar o valor justo de uma empresa 

Porém, o que determina esse valor? O método mais utilizado para se fazer esse tipo de análise é o do fluxo de caixa descontado, que indica quanto de dinheiro a companhia irá gerar do momento presente até sua perpetuidade. 

Nesse modelo, são feitas projeções futuras sobre o fluxo de caixa da empresa, refletindo uma expectativa de crescimento tanto do mercado em que a empresa está inserida, como de sua própria capacidade de gerar valor frente aos seus concorrentes.  

Depois, esses fluxos de caixa futuros são descontados por uma taxa, que reflete o custo de oportunidade do investidor e um bônus pelo risco tomado pelo mesmo, e somados, trazendo-os a um valor presente, também chamado de valor justo da empresa. 

Na imagem abaixo, podemos verificar a fórmula do fluxo de caixa descontado. É interessante notar que o valor da empresa é muito sensível à taxa de desconto exigida pelo investidor. 

Fluxo de Caixa Descontado (FCD) : o que é e como calcular - BuyCo.

Isso ocorre pois essa sofrerá efeito dos juros compostos e por prazos longos, já que a decisão de investimento em uma empresa deve levar em conta o valor dela até sua perpetuidade, onde os juros compostos começam a se tornar mais relevantes.  

Por conta disso, é importante que os fluxos de caixa futuros da empresa cresçam em maior magnitude do que essa taxa, gerando valor para os empresários e sócios, compensando a taxa de desconto exigida.

Repare que, mesmo com um método bem definido, muitos dos conceitos usados são subjetivos e ainda várias empresas não têm muito bem documentados os resultados de suas operações, nem dados para formar expectativas de crescimento concretas, o que afeta diretamente o valuation.  

Existem ainda os empreendedores que têm um projeto que não tiraram do papel, mas necessitam de um aporte para ajudar em seu financiamento, e concretizar de forma eficaz seu negócio. Se esse for seu caso, veja aqui o passo a passo de como abrir sua empresa

Como aplicar o Valuation na minha empresa? 

Gestão Financeira

Primeiramente é necessária uma boa gestão financeira do negócio, tendo muito bem documentado todos os gastos e receitas envolvidas para se determinar quanto o negócio gera de caixa com sua operação e quanto será necessário investir para que a empresa chegue no objetivo desejado, obtendo-se um ponto de partida.  

Aqui é muito importante ter bem definido todos os processos da empresa, assim como um bom sistema de acompanhamento e gerenciamento das finanças. 

Análise de Mercado

Em um segundo momento, é necessário fazer uma Pesquisa de mercado, ou seja, realizar um levantamento e análise de dados sobre o mercado em que a empresa está inserida ou pretende atuar.  

Isso é essencial para que se tenha uma boa compreensão do funcionamento do segmento, seus players e, consequentemente, estimar as expectativas de crescimento do mercado como um todo e da empresa em si frente ao mercado. 

grátis Pessoa Segurando Uma Caneta Esferográfica Azul Em Um Caderno Branco Foto profissional

Definição da taxa de desconto

Por fim, é preciso definir a taxa de desconto exigida pelos investidores, já que essa deve ser proporcional ao risco tomado por eles.  

Uma maneira de se determinar a taxa de desconto é através da taxa mínima de atratividade (TMA), que leva em consideração o valor do investimento a ser feito, as taxas de juros de financiamento, o custo de oportunidade, a inflação esperada e um prêmio de risco. 

Esses fatores devem determinar um valor mínimo esperado de retorno para que o investimento compense.  

O principal fator que determina o prêmio pelo risco é o conhecimento da empresa e do mercado, ou seja, quanto maior o entendimento do segmento onde a empresa atua e mais organizada estão seus processos e suas finanças, menor tende a ser esse prêmio, reduzindo a taxa de desconto e, consequentemente, aumentando o valor da empresa.

Agora, para os projetos que ainda não saíram do papel, seja de novas empresas, spin-offs, ou projetos de expansão, o mais indicado é que seja feito um plano de negócios 

No plano de negócios serão realizados todos os pontos essenciais para o cálculo do valor justo, como as projeções financeiras e análise de mercado, além dos planos operacional, de marketing e estratégico.  

Esse é o modelo ideal para quem ainda está estudando realizar um investimento e gostaria de avaliar sua viabilidade e potencial de retorno, além de facilitar um financiamento ou venda de equity por um preço justo. 

Portanto, fica claro a importância do valuation tanto para a venda de parte do negócio, quanto para a busca por um financiamento, possibilitando a alavancagem da sua empresa e entrada de um sócio estratégico que possa agregar valor para a operação, levando-a a um novo patamar e consolidando o planejamento estratégico. 

Caso veja sua empresa em uma situação similar, necessitando de um planejamento ou de outras soluções citadas, entre em contato com a Produção Jr e agende seu diagnóstico online e gratuito para garantir aquele novo sócio ou investidor que irá agregar para seu negócio!

 

 

Texto escrito por Victor Mendes, Diretor de Projetos da Produção Jr.

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