Blog Produção Jr.

Canvas de Modelo de Negócios: mapeando seu negócio em poucos passos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
pesquisa operacional
Você verá neste artigo:

Canvas de Modelo de Negócios: mapeando seu negócio em poucos passos

Atualmente temos acesso a inúmeras informações e noções sobre os mercados e negócios. É natural que tenhamos no dia a dia ideias para novos negócios e soluções que têm grande potencial inovador para a sociedade.

No entanto, muitas vezes esse enfoque na solução acaba por deixar de lado a construção de um modelo de negócios que de fato permita a sua execução.

Mas o que é o modelo de negócios ?

É natural que tenhamos o primeiro pensamento de que modelo de negócios é a forma como uma empresa faz dinheiro, mas vai muito além disso.

O Modelo de Negócios nada mais é do que a estrutura a qual construímos que permite gerar, entregar e captar valor à sua empresa.

Ele consiste na ligação entre a operação (forma com que a empresa vai trabalhar no dia a dia, sua metodologia de trabalho) e a estratégia (proposta de valor frente ao mercado, seus diferenciais e focos de trabalho).

Dessa forma, ele é uma etapa crucial na elaboração do seu Plano de Negócios. Na execução desse projeto, a definição do modelo de negócios está entre as primeiras construções, de modo a nortear todo o conjunto.

Se quiser saber mais sobre plano de negócios e como a Produção Jr realiza os seus, clique aqui e saiba mais. 

Um exemplo prático de Modelo de Negócios

Para ficar mais prático, vamos fazer uma análise rápida sobre o Modelo de Negócios da Produção Jr, uma empresa júnior de consultoria em Engenharia de Produção.

Como a Produção Jr gera valor para seus clientes:

A Produção Jr executa projetos na área da engenharia de produção, com portfólio associado ao curso de graduação da Universidade Federal de São Carlos. 

A empresa conta com o auxílio de professores do Departamento de Engenharia de Produção na execução de seus projetos, permitindo entregas de altíssima qualidade.

Como a Produção Jr entrega valor para seus clientes:

Com todo o valor gerado pelas equipes de projeto com membros qualificados e auxílio de professores, são executados projetos para uma ampla gama de clientes, desde pequenos empreendedores a grandes indústrias, com foco em resultados e na implementação das soluções.

No ano de 2020 a empresa obteve avaliação máxima em seu NPS (Net Promoter Score, um índice de satisfação do cliente), o que representa uma entrega de altíssima qualidade para seus clientes.

Como a Produção Jr capta valor com seus projetos ?

Sendo uma organização sem fins lucrativos, a empresa consegue praticar projetos com preços muito abaixo do mercado, ainda que com altíssima qualidade.

O faturamento é integralmente revertido em capacitação para membros, alimentando o ciclo de qualificação da equipe. Assim, todos os membros recebem conhecimento, experiência e capacitação como recompensa pelo projeto executado.

Como construir meu modelo de negócios ?

Existem algumas metodologias que permitem que façamos a construção do modelo de negócios de uma maneira mais prática e visual. Uma ferramenta amplamente utilizada atualmente é o Canvas de Modelo de Negócios.

Ele divide de maneira visual cada um dos setores estratégicos da empresa, permitindo a execução dessa estruturação sob a ótica do valor associado ao produto ou serviço da sua empresa.

Modelo Canvas
fonte: Heflo.com

Conhecendo com clareza cada um dos setores estratégicos da sua empresa (os campos discriminados no Canvas), fica mais fácil reconhecer os pontos onde ela consegue gerar, entregar e captar valor.

Os campos “Parcerias Chave”, “Atividades Chave”, “Oferta de Valor” e “Recursos Chave” estão diretamente ligados ao modo de execução e utilização do seu serviço ou produto. 

Dessa forma, eles se relacionam diretamente à ideia de Entrega de Valor no seu Modelo de Negócios, ditando a maneira através da qual o seu cliente obterá os resultados esperados, seja por meio dos ganhos obtidos ou dos problemas evitados.

Da mesma maneira, os campos “Relacionamento”, “Segmento de clientes”, “Canais” e “Oferta de Valor” estão relacionados à forma como sua empresa irá se tornar atraente para seus clientes, de modo que eles se identifiquem com ela. A ideia é que o cliente entenda que sua empresa possui a solução que ele precisa.

Por fim, captar valor é como sua empresa poderá reverter o valor oferecido em valor recebido, garantindo que o modelo de negócios seja rentável. Para esse contexto, os campos de “Fontes de Receita” e “Estruturas de Custos” são extremamente importantes na elaboração de seu Canvas de Modelo de Negócios.

Resumindo…

Resumindo o que vimos até aqui: não adianta ter uma solução perfeita sem conhecer de fato a maneira com que ela será colocada em prática.

Qualquer ideia de negócio necessita passar pela fase de análise do modelo de negócios para que sua operação se alinhe com sua proposta de valor, conseguindo agregar o máximo para seus clientes na prática.

O Canvas de Modelo de Negócios é uma ferramenta que revolucionou a maneira com que os empreendedores e gestores analisam seu negócio. Atualmente, é uma fase crucial para qualquer Plano de Negócios ou Planejamento estratégico de uma empresa, pois permite entender o fluxo de valor gerado.

Quer saber mais sobre a execução de um plano de negócios e como a análise de seu modelo de negócios se aplica à sua empresa? Entre em contato conosco para agendar um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!

Skip to content