Blog

Empresa spin-off: uma revolução no mercado

imagem empresa spin-off

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

O que é uma empresa spin-off?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre spin-off no meio cinematográfico. Existem alguns casos clássicos de spin-off nesse meio, como é o caso do filme “Minions” que deriva do filme “Meu malvado favorito”, e também o filme “Procurando Dory” que surgiu de “Procurando Nemo”. Mas então, o que é uma empresa spin-off? 

Uma empresa spin-off pode ser definida como uma empresa que surgiu dentro de uma outra, uma empresa que deriva de uma “empresa-mãe”. Geralmente ocorre um processo de separação para que a empresa derivada possa captar recursos externos, possibilitando um maior crescimento.   

Quais as vantagens da empresa spin-off?

Crescimento independente

Optar por um processo de spin-off pode ser interessante, já que possibilita um crescimento independente da empresa-mãe, de tal forma que, expanda sem comprometer o negócio principal 

Além disso, permite a captação de recursos externos, seja por meio de emissão de debêntures e notas promissórias como também, por meio da emissão de ações.  

Expansão para um novo mercado

Desenvolvendo uma empresa derivada independente (empresa spin-off), a empresa pode atuar em novos nichos, por exemplo, atingindo um novo público-alvo. Ademais, uma empresa spin-off tem mais espaço para inovação do que o negócio principal, pois a empresa-mãe possui uma organização mais estruturada e menos flexível. 

Baixo risco e investimento menor

Uma das principais vantagens das empresas spin-off, é o baixo risco, já que existe por parte da empresa-mãe um auxílio financeiro até atingir a independência, e também a ideia já foi testada e colocada em ação.  

Além disso, a empresa spin-off também é caracterizada por ter um investimento menor, já que há a possibilidade de usar todo o conhecimento e base da empresa principal (Know-how). 

Como criar uma empresa spin-off?

Escolher um produto ou serviço

O primeiro passo para criar uma empresa spin-off, é escolher um produto ou serviço ofertado, que possa se beneficiar da independência do negócio principal, seja por meio de um maior crescimento, como também pela expansão dos clientes atingidos. 

Uma ferramenta pode ser uma forte aliada nesse momento de escolha é a Pesquisa de Mercado, que ate ajuda a conhecer melhor seus clientes os potenciais de atuação dos seus produtos e serviços. Aqui mostramos os 6 passos para fazer uma pesquisa de mercado!

Entender o público-alvo

É essencial entender a persona a quem o produto ou serviço será ofertado, para que haja um alinhamento da oferta e da demanda, obtendo um melhor resultado. Acesse nosso artigo sobre Persona e entenda melhor as nuances desse tópico. 

Pesquisa de mercado

Para atingir o melhor desempenho possível, é necessário fazer uma análise do mercado, entendendo quais são os produtos e serviços já disponíveis, e identificar os possíveis pontos de melhoria, com finalidade de criar um MVP (Minimum Viable Product), ou seja, um produto mínimo viável. Aqui mostramos qual a importância de realizar uma Pesquisa de Mercado durante a elaboração de seu Plano de Marketing.

Alinhamento da equipe

É de extrema importância que ocorra um excelente alinhamento da equipe, para que impossibilite a ocorrência de conflitos entre os membros. Dessa maneira, as metas e objetivos desejados serão atingidos com maior facilidade. 

Diferença entre empresa spin-off e startup

Frequentemente as empresas spin-off são confundidas com startups. Uma startup parte de um objetivo de inovação, e está ligada a resolução de algum problema, por meio da exploração de um método ou tecnologia inovadora. Veja aqui algumas dicas de como garantir o sucesso da sua startup

As empresas spin-off, por sua vez, partem da expansão de um negócio ou serviço de uma empresa já existente. 

As startups acabam enfrentando um risco maior do que uma empresa spin-off, pois pode ocorrer de a proposta não ser aderida pelo mercado, o que difere de uma empresa derivada que já possui sua ideia validada e testada. 

Exemplos de empresas spin-off

Provavelmente você já ouviu falar de algumas empresas que são spin-off e não tinha conhecimento que eram derivadas de uma outra empresa, alguns casos clássicos são: 

Smiles

Derivada da companhia áerea Gol, a spin-off Smile é responsável por programas de fidelidade e deu tão certo que acabou se tornando uma empresa independente.

BB Seguridade

A BB Seguridade é uma empresa de seguros e deriva do Banco do Brasil, um dos principais bancos brasileiros. Além disso, é considerada uma das empresas mais rentáveis de seguros do mundo. 

PayPal

A PayPal é uma empresa de pagamentos online líder no mercado global da atualidade. Permite transações seguras e convenientes entre indivíduos e empresas em todo o mundo e é também um exemplo de spin-off que se separou do eBay.

Como vimos, criar uma empresa spin-off pode ser bastante benéfico, uma vez que permite um crescimento independente da empresa principal, viabiliza atuar em novos mercados e nichos, e também tem um menor risco e investimento do que a média das empresas. 

Agora que entendeu um pouco mais sobre esse tipo de empresas, conte com a Produção Jr para te auxiliar no processo de spin-off da sua empresa! Entre em contato conosco para agendar um diagnóstico online e gratuito.

 

 

Texto escrito por Vinícius Jiro, Presidente da Produção Jr.

 

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content