Expansão de negócios: 7 passos para crescer de maneira estruturada
O segredo para o sucesso de qualquer empresa está em desenvolver um plano estratégico bem organizado para expansão do negócio vigente e seguir todo esse planejamento fielmente na prática sem que o foco principal seja desviado. Nesse sentido, nota-se a importância de as empresas embrionárias adotarem todas essas medidas para que consigam se consolidar no mercado atual, o qual, por sua vez, está cada vez mais competitivo e exigente. Assim, por meio deste artigo, serão abordados 7 passos essenciais que deverão ser seguidos para que a sua empresa consiga organizar a expansão de seu negócio de maneira estruturada, prática e duradoura.
1.ANALISE A SITUAÇÃO ATUAL DA SUA EMPRESA
O início de qualquer planejamento deve ser feito por meio do estudo de onde a sua empresa quer chegar levando como base as condições atuais de sua organização. Com isso, você terá uma orientação a ser seguida, a qual, ao longo do tempo, permitirá que o seu negócio seja modelado e adaptado às mudanças do mercado de acordo com a missão visão e valores de sua empresa. Assim, para conhecê-la melhor, pode-se aplicar a Matriz SWOT, a qual permite o estudo das forças e fraquezas tanto dos fatores internos quanto dos externos.
Dessa forma, por meio dessa ferramenta, é possível identificar os pontos fortes que a sua empresa possui para que sejam trabalhados na prática, a fim de garantir um diferencial e uma melhor posição no mercado em que está inserida. Como exemplo, podemos citar: as competências dos funcionários, as vantagens competitivas do seu produto ou serviço, a sua reputação no mercado, a sua base de clientes fiéis e muitas outras características que podem ser avaliadas.
Por outro lado, tem-se os pontos fracos pertencentes a sua empresa que devem ser trabalhados e desenvolvidos, a fim de melhorar e superar a situação atual das problemáticas e tornar o seu negócio mais competitivo. Como exemplo, você pode identificar as áreas onde a sua empresa pode melhorar: a qualidade do produto, o atendimento ao cliente, a eficiência dos processos internos e assim por diante.
2.IDENTIFIQUE AS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Com o entendimento de seu negócio já consolidado, o próximo passo está em estudar a viabilidade de expansão para novos mercados, de oferecer novos produtos ou serviços, de aumentar a capacidade de produção ou de aprimorar os processos de vendas e marketing. Como já dito, a escolha da oportunidade ideal dentre todas essas opções mencionadas anteriormente precisa do entendimento da situação atual da empresa e ao mesmo tempo também precisa conciliar isso com o ambiente externo da organização. Dessa maneira, é possível notar a importância de sempre estar atento às mudanças no mercado e às necessidades dos seus clientes para que o seu objetivo de crescimento seja alcançado com sucesso.
3.DESENVOLVA UM PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é um documento que descreve o objetivo, a estratégia, os recursos necessários e as projeções financeiras para a expansão de uma empresa. Muitas pessoas que estão começando agora nessa jornada empreendedora acabam se precipitando em algumas decisões e isso pode ser fatal para a não sobrevivência do negócio no mercado. Nesse sentido, verifica-se a relevância do plano de negócios, principalmente para a construção de uma base sólida para sustentar todo o crescimento de longo prazo planejado lá na primeira etapa.
4.OBTENHA UM FINANCIAMENTO ADEQUADO
Depois de elaborado todo um plano de crescimento, é necessário analisar a sua viabilidade. Com a validação dessa etapa, inicia-se o estudo financeiro para verificar se é possível ou não colocar o projeto em prática tendo em vista a condição da empresa. Caso os recursos não sejam suficientes para a expansão, considere opções de financiamento, como empréstimos bancários, investidores externos ou parcerias estratégicas.
Tudo isso pode ser levado em consideração, pois, antes, deve ser definido com clareza o faturamento mínimo do negócio para analisar se não haverá prejuízos. Além disso, também devem ser definidos o prazo de retorno de investimento e a lucratividade da empresa para auxiliarem no estudo. Assim, gastos excessivos são evitados e o plano de negócios pode, finalmente, ser colocado em prática.
5.CONTRATE A EQUIPE CERTA
Tendo em vista a complexidade de se estruturar todas as etapas anteriores, verifica-se que é um projeto que requer tempo, recursos e habilidades específicas. Nesse sentido, é de extrema importância organizar uma equipe totalmente focada nesse trabalho para que todas as etapas sejam cumpridas sem que falte nenhuma informação relevante, pois qualquer falha no estudo é crucial para tomadas de decisões erradas. Com isso, há dois caminhos a serem seguidos.
O primeiro deles, exige a contratação de pessoas com habilidades e experiências essenciais para levar a sua empresa ao próximo nível. O segundo caminho consiste em terceirizar este trabalho, contratando uma empresa de consultoria que desenvolva todos os processos necessários de um crescimento estruturado, ou seja, todos os passos mencionados neste artigo. Caso tenha interesse em seguir pela segunda opção, entre em contato com a nossa empresa, a Produção Júnior, para que possamos ajudá-lo a atingir o tão sonhado crescimento de sucesso.
6.MANTENHA O FOCO
Após ter colocado o plano em ação, é crucial que você mantenha o foco em seguir todo o seu planejamento fielmente na prática. Nesse sentido, é interessante que não haja distração, principalmente quando surgirem, ao longo do caminho, oportunidades ou obstáculos que possam desviar a sua rota do sucesso. O mais recomendado é utilizar o plano de negócios como base para que a sua empresa se adapte às mudanças do mercado e para que ela consiga crescer de forma constante. Assim, visando um sucesso a longo prazo, a sua empresa se torna mais eficiente e competitiva com esse foco na resiliência.
7.ACOMPANHE OS RESULTADOS
Como as suas estratégias adotadas estão em desenvolvimento, é de extrema importância acompanhar os resultados obtidos. Nesse sentido, é possível fazer o estudo por meio de indicadores, os quais comparam os resultados atuais com os esperados. Dessa forma, caso não esteja dentro do previsto, é necessário identificar oportunidades de melhorias, a fim de tomar as decisões assertivas. Além disso, há a possibilidade de se pensar na aplicação de diversos outros mecanismos, como por exemplo: avaliação financeira, desempenho da equipe, grau de satisfação do cliente, pesquisa de mercado e ferramentas para acompanhamento das métricas.
CONCLUSÃO
Por meio deste artigo, é possível perceber a necessidade de planejar todo o passo a passo do crescimento do seu negócio antes de ser colocado em prática. Caso contrário, a chance de uma pessoa que está começando agora nesse mundo empreendedor cometer deslizes é muito alta, principalmente aqueles que são fatais para a continuidade de seu negócio. Foi pensando nisso que este artigo desenvolveu 7 passos a serem seguidos que garantem, caso seja muito bem executado, a prosperidade da sua empresa a longo prazo neste atual mercado extremamente competitivo e exigente.
Você indentificou a necessidade de implementar algum dos 7 passos citados na sua empresa e quer ajuda para implementá-lo, entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e descubra como podemos impulsionar o crescimento e o sucesso do seu empreendimento!
Escrito por Pedro Battella Marques, Consultor de Projetos da Produção Jr