ISO 9001, o que é e como obter o certificado para sua empresa

No mercado atual, cada vez mais, empresas buscam formas de atrair clientes, dominar fatias do mercado e melhorar seus desempenhos, gerando uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios. Dessa forma, uma maneira de garantir que sua empresa continue trazendo resultados é conseguir um certificado ISO 9001.

O que é a ISO 9001? 

A ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado produto ou serviço, ela pode ser implementada por empresas de qualquer tamanho e que realizam qualquer tipo de atividade.  Ela tem como objetivo aprimorar a gestão interna de empresas, aplicando certos padrões aos seus processos que garantirão a qualidade do produto ou serviço prestado.

Através da implementação dessa norma, cria-se uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, já que com um certificado ISO 9001 o comprador sabe que o produto ou serviço entregues pelo vendedor terão um padrão de qualidade.

O Ciclo PDCA no contexto da ISO 9001 

A ISO 9001 usa como metodologia o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), esse método é usado para um melhor planejamento dentro das organizações, garantindo uma melhor execução e oportunidades de melhorias dos processos.

O ciclo PDCA é baseado na repetição, aplicado sucessivamente nos processos buscando a melhoria de forma contínua para garantir o alcance das metas em uma organização. Pode ser utilizado em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor a cada dia. Seu principal objetivo é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos.

Ele é dividido em quatro etapas, são elas:

Planejar: Devemos estabelecer objetivos e processos necessários para alcançar aquilo que foi projetado, ao fazer isso, estamos determinando as expectativas dos resultados e também os melhores caminhos para atingi-los.

Executar/Desenvolver: Nesta etapa executa-se o planejado e coleta-se dados para as próximas etapas, o cuidado na execução é importante para que não haja a propagação de erros a partir daqui. Todos os processos devem ser executados aqui de acordo com o que foi planejado na etapa anterior.

Checar/Verificar: A partir dos dados obtidos na execução, estudá-los e compará-los com os resultados esperados (expectativas criadas em “Planejar”). O gestor deve buscar problemas e desvios na etapa “Executar” e entender se o planejado pôde ser aplicado.

Agir/Atuar: Baseado nas etapas anteriores, o gestor deve atuar corrigindo as diferenças encontradas entre os resultados esperados e os entregues, analisando as desigualdades para encontrar suas causas, além de traçar planos de ação para aperfeiçoar os processos da execução.

Os 8 princípios da qualidade na ISO 9001

Além do ciclo PDCA, a ISO 9001 possui 8 princípios da qualidade, são eles:

Foco no Cliente:  a empresa, como um todo, deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e agradável, de forma a garantir a fidelização.

Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;

Abordagem de Processo: é a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;

Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;


Envolvimento das Pessoas:
conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;

Melhoria Contínua: nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados e aprimorá-los para atingirem a qualidade;

Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

Ferramentas para alcançar a ISO 9001

A ISO 9001 é um certificado que garante a qualidade dos seu produto ou serviço. Realizar projetos na área de qualidade podem facilitar sua caminhada para conseguir este certificado.

Um Mapeamento de Processos pode ajudar no ciclo PDCA, deixando claro todos os processos presentes na sua produção, mostrando onde estão os gargalos e como superá-los, atuando diretamente na etapa “Executar”, além de ajudar na gestão do conhecimento da sua empresa.

Um projeto de 5S utiliza uma metodologia japonesa para a implementação da Qualidade Total, criando consciência da qualidade dentro das  organizações, alcançando todos os colaboradores. Esse método ajuda a organizar a empresa, aumentando a qualidade de todos os produtos e serviços, atuando diretamente na obtenção de um certificado ISO 9001.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entender melhor como podemos ajudar sua empresa a conseguir um certificado ISO 9001? Entre em contato e ficaremos felizes em ajudar sua empresa a atingir suas metas!

Bruno Baccarin

Assessor de Marketing e Consultor

Graduando em Engenharia de Produção na UFSCar, Bruno possui experiência com projetos de Otimização de Layout. Trabalha como assessor de marketing e consultor na Produçao Jr.

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